sábado, 18 de abril de 2009

Tudo sobre o Enem

1- Qual será o novo modelo da prova?
Serão 200 questões de múltipla escolha e uma redação. As provas serão aplicadas em dois dias. Entre as áreas abordadas estão linguagens (50 testes e redação), ciências humanas (50 testes), ciências da natureza (50 testes) e matemática (50 testes).
2- Qual será o conteúdo cobrado na prova?
O Ministério da Educação (MEC) informou que cobrará o conteúdo das disciplinas do ensino médio, mas ainda não detalhou o programa. As diretrizes da prova serão elaboradas por um comitê composto pelas universidades federais, Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) e Conselho Nacional de Secretários de Educação.
3- Quando o novo exame será aplicado? Quando saem os resultados?
O calendário previsto para a realização da prova é 3 e 4 de outubro deste ano. O desempenho dos candidatos na parte objetiva (testes) será divulgado em 4 de dezembro e, o resultado final, incluindo a redação, sai em 8 de janeiro de 2010.
4- Como será a inscrição para o novo Enem?
O processo de inscrição será exclusivamente pela internet. Segundo o MEC, a taxa de inscrição para alunos da rede particular é de R$ 35. Estudantes da rede pública ou bolsistas em escola particular estarão isentos da taxa.
5- A Fuvest e a Unicamp seguirão adotando o Enem como bônus?
A nota do Enem continuará sendo usada na nota da primeira fase da Fuvest e poderá representar até 20% do total da nota da primeira fase. Já a Unicamp estuda não considerar a nota do Enem em seu vestibular deste ano.
6- Conforme proposta do MEC, quais universidades federais adotarão o novo Enem como vestibular? A proposta foi apresentada pelo ministro Fernando Haddad aos reitores das federais no início de abril em Brasília. Os conselhos universitários de cada federal devem avaliar até o fim deste mês se adotam ou não a proposta e, no caso da adoção, quando e como seria aplicada. Cada universidade tem autonomia para decidir. Em reportagem do G1, algumas universidades já se posicionaram sobre a questão.
7- Como seria aplicado o novo Enem pelas universidades federais?
Os reitores das universidades federais e o ministro da Educação definiram quatro formas de adesão das instituições ao novo Enem. Há quatro possibilidades: o Enem como fase única; como primeira fase; como fase única para as vagas ociosas, após o vestibular; ou combinado ao atual vestibular da instituição. Neste último caso, a universidade definirá o percentual da nota do Enem a ser utilizado para a construção de uma média junto com a nota da prova do vestibular.
8- O Sistema de Seleção Unificada, proposto pelo MEC, admite a escolha de quantas opções?
O vestibulando pode escolher cinco cursos em até cinco instituições de ensino no Sistema de Seleção Unificada, na internet.
9- Após o Enem, o vestibulando pode mudar as opções? Como?
Após receber o resultado da prova, o vestibulando poderá listar até cinco cursos nas universidades de sua preferência (escolha também limitada a cinco). Atualizada diariamente, a nota de corte dos cursos será determinada pela concorrência entre os alunos. Ou seja, se mais alunos com notas altas concorrerem a um determinado curso, a nota de corte será mais alta.
No Sistema de Seleção Unificada, disponível na internet, o vestibulando poderá visualizar a nota do último candidato selecionado e comparar com a sua. Desse modo, poderá mudar suas opções quantas vezes quiser até o encerramento do prazo de inscrição.
Se o aluno perceber que o curso escolhido como a primeira opção está com a nota de corte superior à sua avaliação no Enem, pode escolher as demais opções da sua lista inicial ou modificar a primeira lista escolhendo novos cursos e novas instituições.
10- Como se dará a seleção dos candidatos? E se houver empate?
Os vestibulandos serão selecionados em apenas uma das opções de curso conforme a nota do novo Enem, a ordem das opções escolhidas na inscrição e o limite de vagas disponíveis. No caso de notas idênticas, o desempate seguirá a seguinte ordem de critérios: maior nota na prova de linguagens, maior nota na prova de matemática e maior idade do candidato.

11 comentários:

  1. Eu gostei do novo método, acho mais facil agora passar, agora vai das instituições seguirem isso. Bom como já estudo não faz a diferença para mim, porém se quiser fazer outra faculdade irá ajudar ^^! de uma passada no nosso blog ;D!
    http://quedelicianegente.blogspot.com
    abraços!

    ResponderExcluir
  2. Bem melhor assim! :D

    http://programasinteressantes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Eu tava preocupa com essa mudança, ainda mais que já é pra este ano. A tal unificação pode ser um problema mesmo, mas enfim, vlw pelo artigo, eu precisava mesmo ficar por dentro. =)


    www.poesiainconstante.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Nosssa mudou tanto assim..

    Na minha época de vestibular o ENEM tinha 63 perguntas e nao me ajudou em nada já que eu fui bem melhor no vestiba do que no enem.. tirei 85% no Enem e 91% no vestibular.. então nao me ajudou..heheheheheeh

    Mas eu acho o Enem uma prova mto mais seletiva do que os vestibulares, pelo menso os que ue prestei.. Fuvest, Federais e Vunesp e Unicamp..

    Passei em todos por isso posso dizer.. no Enem não tem receita de bolo ensinadas pelos cursinhos.. ele possui uma prova interpretativa e intuitiva, parece mais facil, realmente é, mas seleciona pessoas mais inteligentes e não robôs omo os vestibulares...

    ResponderExcluir
  5. Ahh.. se puder passa no meu blog

    www.colunasdehercules.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Registrando visita



    http://pensooque.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Prefiro ainda o vestiba. Graças a Deus passei da fase Enem UHSAUASHAS. Bom blog ;D

    http://tiomah.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. se fosse assim ano passado eu teria passado
    xp
    rsrs

    se puder
    http://sonabrisa.nomemix.com/

    ResponderExcluir
  9. aff..
    eu não gostei muito dessa mudança não...vcs falaram que melhorou pqe vcs ja fizeram...já eu...¬¬'

    ResponderExcluir
  10. Minha Nossa...Dois dias de prova? Eles resolveram mudar mesmo. Então quer dizer que vou ter que pagar... não vai ter pelo correio??????
    Abraços..

    ResponderExcluir
  11. muito legal tratar desse assunto.
    ainda devo falar disso de alguma forma
    no volumeunico.

    até pq me diz respeito
    to mais uma vez, me encaminhando pra ser cobaia
    ehauheae

    veja tbm
    www.ovolumeunico.blogspot.com

    ResponderExcluir