domingo, 12 de abril de 2009

Vestibular "é uma anomalia" diz ministro

O ministro da Educação, Fernando Haddad, diz que a proposta do novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) veio para ficar e que 2010 pode ser o ano do enterro do vestibular. Em entrevista ao repórter Demétrio Weber, publicada na edição deste sábado de O GLOBO, Haddad afirma que o novo exame enfraquecerá o sistema dos cursinhos pré-vestibulares, chamados por ele de "anomalia brasileira", e reestruturará o ensino médio. Os cursinhos, porém, começam a se adaptar à novidade. "O mundo não trabalha com o conceito de cursinho pré-vestibular. É uma anomalia brasileira em virtude de não termos alterado a tempo o formato atual de vestibular. Ele é próprio dessa anomalia. Com o novo formato, penso que alguns vão se adequar e haverá espaço ainda para isso. Mas o ensino médio é que será o grande beneficiado, porque vai poder se reestruturar de uma maneira muito mais adequada", diz.

26 comentários:

  1. mta sacangem contra ken vai prestar esse ano, como eu XD

    ResponderExcluir
  2. isso ainda vai dar muito o que falar, vestibular hoje em dia, é muito dificil competir com quem tem maior poder aquisitivo, eles estudam nas melhores escolas e fazem os melhores pré vestibulares, enquanto a maioria estuda nas falidas escolas publicas.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom.. gostei muito do seu blog.
    Parabéns.
    Com certeza os cursinhos conseguirão se adaptar, vale lembrar que os mais aptos estão mais preparados, e que se o assunto é uma vaga no vestibular, estudar nunca é de mais.

    ResponderExcluir
  4. As pessoas fazem o seu futuro e eles mesmas que se limitam, assim como um aluno que faz a escola ser boa ou não. Muitas pessoas sem poder aquisitivo nenhum conseguiram chegar no topo e eu quero ser uma dessas pessoas! :D

    ResponderExcluir
  5. Espero que o Ensino Médio venha a se adequar mesmo, acho improvável, os cursinhos ganharam força justamente pela deficiência apresentada no Ensino Médio, precário, despreparado, faltam professores, salas de aulas precisando de reformas e tantas outras coisas. Vamos ver no que vai dar isso, acredito que apareçam cursinhos p/ ajudar os alunos a passarem no ENEM, isso sim! Fica mais a cara do Brasil.
    Bem, espero que minha previsão esteja errada
    Beijinhos de Rozangela Melo
    Fazemos cinema amador
    Visite nosso site:
    www.cgfilmpictures.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Olha eu acho uma boa. Não que eu seja contra, cursos prévestibulares e tal, mas acho que essa nova proposta é ótima.
    Eu, como um bom menino, me dei no Enem e faço faculdade com bolsa integral.
    Acho que fará surgir mais oportunidades.

    Vou seguir seu blog e já votei na sua enquete!

    Abraços

    Jader!
    http://pontocriticocultural.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Paulo ...
    Vou linkar o seu blog!

    Abraços

    Jader

    ResponderExcluir
  8. Eu acho que aqui devia ser igual os EUA, não existe prova pra entrar em faculdades e sim os molheres boletins... Acho que de nada adianta você se matar de estudar um certo periodo da sua vida, sem contar os anos passados. Um aluno bom, inteligente não se torna ja é ! Adorei seu blog!
    Posso te linkar?

    ResponderExcluir
  9. Concordo com a declaração do ministro, a estrutura do cursinho pré-vestibular parecer querer preparar alguém que não conseguiu absorver em três anos o conteúdo dado. Porém, também acho que o ministério da educação deve saber que o número de vagas ainda é ínfimo e as instalações da Universidades estaduais e federais em sua maioria são precárias.

    ResponderExcluir
  10. Oxalá, o dia em que o Brasil tiver um ensino de qualidade. A calamidade do ensino no Brasil é crônica. Infelizmente, o governo não tem tentado resolver o problema em sua raiz. Discutir mudanças de ingresso na universidade, mas não propôr soluções para a precariedade dos ensinos primários e secundários é assinar o próprio insucesso dessas ideias... Parece-me que, além dessa questão de substituir gradativamente o vestibular pelo Enem, existe a proposta de universalizar os vestibulares de todas as instituições federais de ensino superior... É esperar para ver...

    ResponderExcluir
  11. O vestibular é uma doença! Eu sempre disse isso, antes e depois de entrar numa universidade pública. Agora o Haddad disse a mesma coisa, mas com termos técnicos.


    ¡adiós!

    ResponderExcluir
  12. é Dificil MesmO OS Vestibulares de Hoje em dia.. É mais Quem sabe Melhoraa .. Gostei Do Blog Ta Maraaa.. BeijOs..

    ResponderExcluir
  13. Concordo com o ministro até que enfim ele disse algo útil e a merda da educação brasileira está mudando alguma coisa...#revoltada hihihh

    ResponderExcluir
  14. Na minha opnião eu concordo com o ministro tb...

    Mas tipo, na teoria tudo parece mto bom, legal e justo...
    mas algo me fiz que na prática isso não será bem assim... hum.... ¬¬

    www.caminhandoentrepanos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Nossa realmente essa atitude vai revolucionar os estudantes brasileiros...
    Espero que o ensino ganhe com tudo isso!

    Beijoos
    Dani*

    ResponderExcluir
  16. omuito massa o blog parabens!!!!

    http://surfprevision.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. muito legal

    se puder
    http://sonabrisa.nomemix.com/

    ResponderExcluir
  18. Qual é vestibular perdeu o limite...

    com essa nova cota para negros, tirou vaga de muitas pessoas, fazendo com que pessoal até msmo da periferia perca a vaga, por causa das cotas, pessoas que tem maratona de até 16 horas por dia...

    Brasil nãocria vergonha na cara, politicos, ficam meses lavando roupas sujas não aprovam uma lei, e qndo aprovam fazem merda.

    Revoltante. quer passar no vestibular??? Para mim és Louco!

    ResponderExcluir
  19. Eu não concordo com isso... Acho que a questão é melhorar a educação de base, não entupir as universidades de gente =\

    ResponderExcluir
  20. Será mesmo o fim do Vestibular? Sei não. Ainda dará muito pano pra manga esse assunto.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  21. Eu apoio a idéia. Para quem nunca tentou vestibular parece algo ruim, mas com certeza é uma mudança para melhor.Só vou citar um exemplo de melhoria no meio de tantos: ano passado fiz vestibular para UFMG e UFES e tive de bancar 240 reais para inscrição de prova e gastos da viagem (e olha que o transporte foi gratuito). Com essa mudança, os novos vestibulandos poderão usar a nota da prova para até 5 faculdades, economizando dessa forma.

    ResponderExcluir
  22. Bom texto, pena que eu irei prestar esse ano o vestibular, abraços

    ResponderExcluir