quarta-feira, 13 de maio de 2009

Tatuagem não causa câncer

Tatuagens aumentam o risco de câncer de pele?
À medida que mais pessoas tatuam seus corpos, algumas se perguntam se pode haver ali um risco escondido (além do risco de arrependimento, anos mais tarde). Muitas tintas são feitas com metais; o azul, por exemplo, contém cobalto e alumínio. Já o vermelho pode conter sulfeto de mercúrio. Isso, somado ao fato de que a tatuagem pode ser traumatizante para a pele, levantou suspeitas de que os desenhos podem levar ao câncer de pele. Estudos realizados nos últimos anos documentaram alguns casos desse tipo de câncer em locais do corpo tatuados. No entanto, Ariel Ostad, professor assistente clínico de dermatologia do NYU Langone Medical Center, em Manhattan, afirma que isso não significa que a tatuagem causou o câncer. De fato, diz ele, a tinta provavelmente não causa nenhum dano, pois fica confinada às células epiteliais chamadas de macrófagos, cujo trabalho é justamente absorver material externo.

2 comentários:

  1. Booa postageem !
    O seu blog esta exelente ja votei na enquete !
    Esta sempre mostrando sobre coisas uteiis e
    curiosiidades !
    Bom sabe da tatuageem,ja haviiam me faldo que causava cancer e eu acrediitei !

    Parabéns ai

    ResponderExcluir
  2. Especulação e quem sabe,mais uma maneira de inibir as pessoas, já não basta o preconceito que quem é tatuado sofre (mercado de trabalho,sociamente e etc) agora isso?

    Antigamente,pode ser que os pigmentos utilizados não passassem por criterios de orgãos de saúde, hoje em dia já não é assim!
    .
    http://bloggalemdoqueseve.blogspot.com/
    .

    ResponderExcluir