sábado, 13 de junho de 2009

Parada Gay em Sampa movimenta milhões e leva milhões as ruas

A Parada Gay de São Paulo, marcada para este domingo, a partir das 12h, espera reunir mais de 3 milhões de pessoas na Avenida Paulista. Em sua 13ª edição, o evento deste ano lança o tema "Sem Homofobia, Mais Cidadania - Pela Isonomia dos Direitos!" e homenageia os 30 anos do movimento GLBT no Brasil reunindo fotos de 45 personalidades históricas que deram algum tipo de contribuição à causa, nas arte, na ciência, na sexologia ou em outras áreas. Os cartazes terão retratos 3X4, impressos em preto e branco, de pessoas como os intelectuais franceses Simone de Beauvoir e Jean Paul Sartre, o dramaturgo britânico Oscar Wilde, a militante travesti brasileira, Brenda Lee (uma das primeiras a acolher pacientes com HIV no país) e Maria Quitéria que, no início do século XIX, travestiu-se de homem para integrar o exército brasileiro, tornando-se a primeira mulher militar sobre a qual se teve notícia. Além dos cartazes e do colorido, outros 20 trios elétricos devem passar pela Avenida Paulista e Rua da Consolação. No ano passado, mais de 3 milhões participaram e a cidade espera este ano 400 mil turistas por conta do evento. Segundo estimativa da SPTuris, empresa municipal de turismo, a parada e os outros eventos relacionados - como o Gay Day, a caminhada lésbica e a feira cultural no Vale do Anhangabaú, que antecedem a parada - devem movimentar cerca de R$ 190 milhões na economia da cidade.

24 comentários:

  1. A parada do Orgulho Hétero ocorre que dia hein?! ¬¬. Da-se ênfase para alguns, faz-se festa, mas e os outros? : )
    .
    http://bloggalemdoqueseve.blogspot.com
    .

    ResponderExcluir
  2. Gostei do blog ;D to ate seguindo jah
    passa lah no meu oh
    www.meannina.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Estamos em 2009 e vemos muitas revoluções por minuto, e a Parada Gay é isso, milhões de pessoas "marchando" contra o desrrespeito e preconceito, acho que cada um deve ser o que tem vontade, não sou gay mas gosto d eir ver a parada com minhha namorada sempre e admiro a força de vontade deles, começaram um movimento pequeno e hoje tem proporções gigantescas em todo mundo.

    BLOGdoRUBINHO
    www.blogdorubinho.cjb.net

    ResponderExcluir
  4. Também admiro o movimento, mesmo não sendo gay, e apoio a luta deles...

    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Cada um sabe o melhor pra si. Viva a diversidade e a liberdade de expressão.

    ResponderExcluir
  6. Um mundo sem preconceitos com certeza será um mundo de paz para todos! O preconceito não leva a nada e é um modo primitivo de viver :P
    Mobilizações assim são necessárias em um mundo tão dividido entre raças, cores, credos e opções sexuais para mostrar que podemos sim nos respeitar :D

    ResponderExcluir
  7. Muito já foi feito para os direitos dos gays. Mas ainda falta muito, principalmente no tocante à mentalidades mais conservadoras. Ontem mesmo fui vitma de preconceito.

    ResponderExcluir
  8. tudo seria mais tranquilo se todos levassem a vida de seguinte forma: cada um pensa na sua e deixa o outro fazer o que quiser.

    ResponderExcluir
  9. Um dia vou em uma parada gay, só para ver como é. AUAHUAHAUAUAH Amei!<3

    ResponderExcluir
  10. Sei lá
    Façam oque quizerem
    Eu tenho amigos homossexuais tbm, adoro a pessoa que eles são, mas assim como eles, tbm não acho bonito lutar contra o preconceito dessa maneira!
    Eles moram juntos, são felizes e não desrespeitam a opinião alheia. Sabemos que muitos não aceitam, e então eles não saem de mãos dadas, não se beijam em público e nunca foram criticados ou ofendidos!
    Como dizia minha adimirada 'ROGÉRIA':_ Bixa Burra é que sonha em casar de véu e grinalda!

    ResponderExcluir
  11. olha ,a parada gay tá se tornanado uma micareta.tem varias paradas ao longo do ano,e já vi muita gente(homossexual) dizendo que não ta la pra lutar por direito nenhum,mas sim pra se divertir.

    ResponderExcluir
  12. Eu sou da seguinte opinião, se dentro deles tem preconceitos tb, tipo gays não se dão bem com lésbicas e lésbicas não se dão bem com travesti, se existe esse preconceito dentro deles como estão lutando contra o preconceito não entendo.
    E o Fabricio tem toda razão a parada gay não é um movimento anti-preconceito e sim uma micareta que gera lucro de milhões para o turismo da cidade e mais nada, eles querem se divertir e beijar muito na boca e ainda mais de graça né!!!
    Abração galera e vlw por estarem aqui no ZUMP.

    ResponderExcluir
  13. Isso aí não é luta por direito coisa nenhuma é uma rave e uma micareta feita com dinheiro público atrapalhando o andar da cidade.

    ResponderExcluir
  14. Ai caro Silvio eu discordo, pois não atrapalha nada e sim ajuda os cofres públicos, pois se vc leu bem a noticia esse evento movimenta 190 milhões para São Paulo, então se for o caso a marcha para Jesus, as greves, as paralizações que tem em toda cidade é um tormento para a vida das pessoas paulistanas vc não acha?

    ResponderExcluir
  15. O gays sofrem preconceito? claro que sim! Mas os gays também são preconceituosos para com os héteros. É uma palhaçada o público e a mídia colocar os gays como coitadinhos. Coitadinho é quem vive na miséria ou padece de doença séria.

    Há muita hipocrisia nesses apoios ao mundo gay. Muita gente diz que apóia pq isso é cult, pq é social. A grande maioria de héteros que vão as passeatas gays não apóiam coisa nenhuma. Vão para se divertir ou pra se distrair. Apoiar mesmo é respeitar, não o gay em si, mas ao ser humano. Qdo acaba a passeata muitos voltam a zombaria de sempre.

    Eu respeito o ser humano.

    http://criticodostempos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. me convidaram mas nem da pra ir, só como simpatizante lógico xD

    ResponderExcluir
  17. Espero que eles consigam. nada contra os gays. espero que consigam uma festa bonita.

    ResponderExcluir
  18. Respeito e apoio o movimento a lutar por seus direitos de igualdade, pena que como em todo grupo as causas se confundem e a imagem do gay vira apenas sinônimo de despudor...

    ResponderExcluir
  19. Com todo respeito, tem muito gay na cidade de São Paulo. Não só na cidade mas no estado inteiro.

    ResponderExcluir
  20. Cada um sabe o que fez, viver a vida com alegria e humildade é o que vale!
    Boa festa para quem for!
    Abraços

    ResponderExcluir
  21. Nunca fui. Mas conheço várias pessoas que vão. Na verdade, acho muito importante um movimento assim, que valoriza a pluralidade em nossa sociedade! Venha conhecer meu blog, é de cinema:

    http://cinemasemtempo.blogspot.com

    Abraçossss

    ResponderExcluir
  22. "A parada do Orgulho Hétero ocorre que dia hein?! "
    provavelmente não ocorre a parada do orgulho hétero, por não se tem o que protestar. o dia que tiver provavelmente serão tão comentados quando os da parada gay. (:
    -noticias resumidas e informativas *-*

    ResponderExcluir