quinta-feira, 9 de julho de 2009

9 de julho - Feriado em S.P, Revolução Constitucionalista de 1932

A Revolução Constitucionalista de 1932, Revolução de 1932 ou Guerra Paulista, foi o movimento armado ocorrido no Brasil entre os meses de julho e outubro de 1932, onde o Estado de São Paulo visava a derrubada do Governo Provisório de Getúlio Vargas e a promulgação de uma nova Constituição para o Brasil. Foi uma resposta paulista à Revolução de 1930, a qual acabou com a autonomia que os estados gozavam durante a vigência da Constituição de 1891. A revolução de 1930 impediu a posse do governador de São Paulo Júlio Prestes na presidência da República e derrubou do poder o presidente Washington Luís, que fora governador de São Paulo de 1920 a 1924, colocando fim à República Velha.Atualmente, o dia 9 de julho que marca o início da Revolução de 1932, é a data cívica mais importante do estado de São Paulo e feriado estadual. Os paulistas consideram a Revolução de 1932 como sendo o maior movimento cívico de sua história.Foi a primeira grande revolta contra o governo de Getúlio Vargas e o último grande conflito armado ocorrido no Brasil.No total, foram 87 dias de combates, (de 9 de julho a 4 de outubro de 1932 sendo o último dois dias depois da rendição paulista), com um saldo oficial de 934 mortos, embora estimativas, não oficiais, reportem até 2.200 mortos, sendo que inúmeras cidades do interior do estado de São Paulo sofreram danos devido aos combates.No feriado estadual de 9 de julho, anualmente se realizam comemorações e desfiles cívico-militares, sendo que o mais importante desfile se realiza no parque do Ibirapueraem São Paulo.Em homenagem à revolução de 1932, no ínicio de julho, um grupo de paulistas, percorre, todos os anos, a pé, 927 quilômetros pelo estado de São Paulo. Cruzam o estado de São Paulo, saindo de Rubinéia, no extremo oeste do estado e vão terminar a caminhada em Cruzeiro, no Vale do Paraíba, onde foi assinada a rendição dos paulistas. Os organizadores desta caminhada cívica pretendem entrar para o livro guiness dos recordes como a maior caminhada cívica do mundo.Neste solenidade são depositados no Mausoléu do Soldado Constitucionalista, conhecido como Obelisco no Pq.Ibirapuera os restos mortais dos veteranos falecidos no ano corrente.O Exército Constitucionalista ainda existe e é presidido por veteranos de 1932. A Sociedade dos Veteranos de 1932 preserva a memória e documentos e relíquias de 1932.

4 comentários:

  1. SOU MARIA CECILIA CALTABIANO PRADO DE ALMEIDA-SOBRINHA-NETA DE:JOÃO BATISTA PRADO MORTO NO TUNEL EM CRUZEIRO POR UMA GRANADA EM 32;O MESMO ERA IRMÃO DO TENENTE NEWTON PRADO UM DOS 18 DO FORTE DE COPACABANA-REVOLUÇÃO DOS TENENTES EM 22;E DE JOSE BENNATON PRADO UM DOS FUNDADORES DO PARTIDO DEMOCRÁTICO E DA OAB-SÃO PAULO. GOSTARIA DE PARTICIPAR DO DESFILE DE 09/07/2010.0BRIGADA

    ResponderExcluir
  2. FICARIA FELIZ EM PODER REPRESENTAR OS HEROIS DA MINHA FAMILIA.MEU E-MAIL É MCCPRADODEALMEIDA@GMAIL.COM

    ResponderExcluir
  3. SOU ANNA THEREZA PRADO DE ALMEIDA CARVALHO-SOBRINHA-NETA DE:JOÃO BATISTA PRADO MORTO NO TUNEL EM CRUZEIRO POR UMA GRANADA EM 32;O MESMO ERA IRMÃO DO TENENTE NEWTON PRADO UM DOS 18 DO FORTE DE COPACABANA-REVOLUÇÃO DOS TENENTES EM 22;E DE JOSE BENNATON PRADO UM DOS FUNDADORES DO PARTIDO DEMOCRÁTICO E DA OAB-SÃO PAULO.

    ResponderExcluir
  4. Em 05 de julho de 2010 fiz meu comentário a respeito de participar do Desfile de 9 de Julho daquele ano. Consegui desfilar e foi o inicio do resgate da saudosa memoria de minha familia, por parte de meu pai. Após todos este anos , hoje sou a nova Comandante do Exercito Constitucionalista de 32, cargo simbólico assumido em 9 de julho de 2017 e que findará em 9 de julho de 2018.Foi para mim um presente de Deus e me orgulho muito disto. Venha participar conosco , sendo sócio da Sociedade - MMDC - de 1932-entrando em contato com nossa secretária Mariney , pelo telefone 11-3105-8501 ou WhatsApp 11-94716-8050 . Conto com você!

    ResponderExcluir