segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Estudo sobre câncer rende Prêmio Nobel de Medicina

Por Portal Terra
Os americanos Elizabeth H. Blackburn, Carol Creider e Jack W. Szoztak ganharam o prêmio Nobel de Medicina 2009, por suas pesquisas sobre o envelhecimento das células e sua relação com o câncer. O Instituto Karolinska, em Estocolmo, destacou hoje que os três cientistas, especializados em biologia molecular e genética, foram premiados por descobrirem que os telômeros e a enzima telomerase desempenham um papel crucial na divisão e no envelhecimento das células, protegendo os cromossomos. Em cada divisão celular, os telômeros, as partes mais externas de um cromossomo, formam um anel protetor que vai ficando menor à medida que a mitose avança. Esse anel perde espessura progressivamente, até o ponto em que deixa de proteger a célula e esta para de se dividir ou morre. É aí em que a enzima telomerase entra em ação, evitando que os telômeros percam tamanho. O processo tem efeitos positivos para as células "boas", mas negativos para as "ruins". Ao evitar a morte das células, inclusive das cancerígenas, pode-se dizer que a enzima estimula o crescimento dos tumores. "Os descobertas de Blackburn, Greider e Szostak acrescentaram uma nova dimensão à compreensão da célula, jogaram luz sobre os mecanismos de doenças e estimularam o desenvolvimento de potenciais novos tratamentos", destacou o Instituto Karolinska. O prêmio Nobel de Medicina é de dez milhões de coroas suecas (US$ 1,4 milhão). Como os Nobel de outras categorias, será entregue em 10 de dezembro, aniversário da morte de seu fundador, Alfred Nobel.

Um comentário:

  1. O QUE EU MAIS ACHO INTERESANTE NO "ZUMP", É QUE TODA VEZ QUE VISITO, TEM UMA IMAGEM DIFERENTE, RS. QUE FALA DO MUNDO, DE NOSSO COTIDIANO. TEM SEMPRE UMA BOA NOTÍCIA, ALGUM INTERESSANTE E COISAS ASSIM.
    TAMBÉM TENHO UM BLOG, E GOSTO DE VISITAR OS OUTROS, SIGO O ZUMP A UM TEMPINHO E CADA VEZ MAIS ME SURPREENDO. DESEJO TUDO DE BOM AO ZUMP. HÁ E VISITEM MEU BLOG, NADA MUITO BOM QUANTO AO ZUMP, MAS É UM POUCO INTERESSANTE!

    ResponderExcluir