quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Puro Esporte: Retrocesso ou Solução?

Por Alisson Matos
A contestação sobre o estilo de disputa do Campeonato Brasileiro voltou a tona. A Rede Globo de Televisão, detentora dos direitos de transmissão do campeonato, sugeriu que por questões mercadológicas o maior torneio de futebol do Brasil voltasse a ser disputado na forma de mata-mata. A emissora alega uma diminuição gradativa da audiência. Ela conta com apoio de alguns grandes clubes. O estilo pontos corridos que vigora no futebol brasileiro desde 2003, vem se consolidando com o passar dos anos. Esse esquema promoveu uma série de mudanças nos clubes, pois ele exige que as equipes invistam no elenco, em infra-estrutura, além de obrigar as agremiações a se profissionalizarem. Nota-se que os benefícios trazidos pelos pontos corridos são inúmeros. Por parte dos torcedores há alguns que afirmam que falta emoção na atual forma de disputa do Brasileirão. Para eles a solução seria retroceder ao estilo mata-mata. No estilo mata-mata, a disputa pelo título abrange mais equipes, pois são dezesseis times classificados para uma segunda fase. Grandes clubes do futebol nacional que não vence a competição há anos, são inteiramente favoráveis ao mata-mata. O apoio se fez com a possibilidade de aumento das verbas pelos direitos de transmissão. Seria mais dinheiro nos cofres das equipes. Mas os clubes que se encaixam nas exigências da forma de pontos corridos que são desfavoráveis à mudança, caso do São Paulo, o clube mais bem sucedido na era dos pontos corridos. A decisão será tomada em conjunto entre a Rede Globo, os clubes, o Clube dos 13 (entidade de reúne os 13 maiores clubes do Brasil) e a CBF (Confederação Brasileira de Futebol). Só espero que a opinião de quem mais interessa seja ouvida. A opinião dos torcedores

Um comentário:

  1. pq retrocesso? o campeonato mata mata daria chance ao flamengo, por exemplo, de voltar a ganhar algo nacionalmente, pq desde entao, só time paulista ta se dando bem com o pontos corridos, entre eles Corinthians e São Paulo.
    Campeonato mata mata é infinitamente mais emocionante, pq existe algo chamado FINAL. ELIMINAÇÃO. zUAR O OUTRO DIA É SAUDÁVEL. Campeonato pontos corridos nao tem a mímina graça na sua reta final. Mata mata JÁ!

    ResponderExcluir