terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Lazaro Ramos gera polêmica ao ser o galã de "Insensato Coração"

Por Paulo Sanseverino
Nem Reynaldo Gianechinni, Cauã Reymond, Thiago Lacerda, José Mayer, Murilo Benicio serão os galãs da nova trama global "Insensato Coração" que estreiou nesta segunda (17) com clima de suspense e ação. O galã da vez será nada mais e nada menos que ele, Lazaro Ramos, um ator negro, fora dos padrões de beleza exigido pela indústria cultural e que será o pegador da novela.Mal começou a ficção e o assunto já virou (Trending Topics) no twitter, pois é, Lazaro Ramos virou o assunto mais comentado do Brasil pelo fato de seu personagem ser o galã da trama. Então surge a famosa pergunta: O Brasil realmente é um país sem preconceitos? Pelos comentários sobre o ator na página do microblog, isso está muito longe de acontecer. Um país que não aceita um ator negro ser protagonista da novela do horário nobre e ainda ser o galã da trama, desculpa, mas eita povinho ignorante e preconceituoso.

21 comentários:

  1. Desde quando ter um opinião estética é ser preconceituoso? Agora tenho que achar todo as pessoas bonitas, pra ser politicamente correto?

    ResponderExcluir
  2. Você não tem que achar todas as pessoas do mundo bonitas. Apenas aceite que existem pessoas que não pensam igual a você.

    ResponderExcluir
  3. A questão é, ninguém tem que achar ninguém bonito, isso é fato. Só foi um negro aparecer como protagonista e pegador da novela de horário nobre da Globo, que muita gente achou ruim. Tanto é que virou o assunto mais comentado do Brasil no twitter. Se fosse um Gianechinni a história seria outra.E o assunto não seria tão repercutido #fato

    ResponderExcluir
  4. nao tenho preconceito mas acho que existem alguns atores negros que trabalham na globo e inclusive estao no ar, e que são bonitos, atraentes e charmosos, coisa que o Lazaro Ramos não é,mesmo pq, nem todos os atores brancos tem o charme para serem galas de novela

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Desde quando achar um ator feio, tem relação com ignorância e preconceito?
    Lázaro Ramos não é bonito, no máximo seria "simpático"...
    Hipocrisia é dizer que o mesmo se encaixa nos padrões estéticos atuais.
    Em relação ao negro ser protagonista, absolutamente nada contra, basta ter o papel de acordo. A Taís de Araújo é linda e é negra e já foi protagonista de novela.

    ResponderExcluir
  7. "Se fosse um Gianechinni a história seria outra.E o assunto não seria tão repercutido #fato"

    Fato é que o Gianechinni é bonito e tem o perfil para ser galã...
    Lázaro Ramos está longe, mas muito longe de ser um Denzel Washington, esse sim, um negro, entre tantos, que poderiam ser galã, fácil, fácil.

    ResponderExcluir
  8. Não sou chegado a novelas, mas esta das nove da Globo está me chamando a atenção, pois a quebra de um paradigma está dando o que falar. O fato de Lázaro estar interpretando um galã e pegador está mesmo incomodando muita gente, pois o povo não está acostumado a ver na TV (ainda mais na maior emissora e em horário nobre) cenas em que o galã seja um cara não bonito, ainda mais sendo negro, como é o caso do Lázaro Ramos.

    Na minha opinião, o Lázaro de fato não é um cara que tem uma beleza de Apolo. Mas e daí? Só por causa disso o cara não pode ser galã??? Eita preconceito físico bobo, gente! Do jeito que certas pessoas comentam (não só aqui neste weblog), dá a entender que o Brasil é um país formado só por um tipo de pessoa: as belas.

    Somos fruto de uma miscigenação e tem muita gente que pensa que vivemos na Dinamarca ou Finlândia !!


    Em algumas cenas pode haver apelação? Sim, pode, mas isso é novela, gente, é ficção!!!


    Penso que boa parte desses comentários são fruto da ignorância de algumas pessoas, pois doem-lhes os olhos ver um "diferente" assumir um papel até então consagrado a um "semelhante". O fato de Lázaro culturalmente ser considerado não-bonito fisicamente faz com que algumas pessoas "torçam o nariz" ao vê-lo em atuação.

    Espero que outros autores explorem em suas novelas situações do cotidiano representadas de forma diversa da que estamos acostumados a ver.

    A mídia audiovisual naturalmente favorece o esbelto, o rostinho de feições eurocêntricas, o físico da moda, que muitas vezes não abrange todas as camadas sociais, de forma a incluir grupos e excluir outros. Há anos, só uma parte da sociedade é representada na TV. Negros, deficientes, obesos, índios, homossexuais sempre foram colocados à parte.

    Mas graças a Deus, vemos que, mesmo paulatinamente, esse cenário está mudando.

    Espero que um dia as pessoas aceitem normalmente, sem surpresas, sem aquele silêncio constrangedor, sem comentários maldosos as quebras de paradigmas que a TV vem nos mostrando nas novelas, nos telejornais, nos programas de auditório. É uma vitória para o povo. Temos que pensar assim!!!


    Parabéns ao autor por retratar esta outra maneira de empossar o galã da novela das oito. Sucesso para o Lázaro e que encare as críticas maldosas com a classe que lhe é peculiar!!!

    ResponderExcluir
  9. TEM GENTE NO BRASIL QUE COM CERTEZA SEJA DE MANEIRA IMPLÍCITA (POR MEDO MUITAS VEZES DAS LEIS CONTRA DISCRIMINAÇÃO) OU DE MANEIRA EXPLÍCITA (POR FALTA MESMO DE RESPEITO E MORAL....MUITAS VEZES DE BERÇO) QUE SE DEIXÁSSEMOS PREFERIRIAM AINDA HOJE EM PLENO SÉCULO XXI TER NO BRASIL OS NEGROS COMO SEUS SERVIÇAIS, DORMINDO NA SENZALA, COMENDO O RESTO DA COMIDA, CONTANDO A CANA E TOMANDO A CHIBATADA....GOSTEI DA GLOBO.....TEM QUE QUEBRAR MESMO COM ESSE PRECONCEITO BOSTÉTICO DA POPULAÇÃO....SE NÃO FOR POR BEM... QUE SEJA A CHOQUE...QUEM NÇAO QUER VER LÁZARO RAMOS BONITO, FECHANTE E GOSTOSO, MUDE DE CANAL;;;

    ResponderExcluir
  10. O negócio é José Mayer!!rsrsrs

    Acho que as pessoas não podem misturar as coisas. Um negro também pode ser criticado. O que não pode é ser difamado, assim como qualquer pessoa de qualquer cor, origem, forma estética ou preferecia sexual. Me irrita MUITO pessoas que utilzam do argumento do preconceito para não aceitar as criticas que lhe fazem.

    Acho Lazaro Ramos um excelente ator. Quanto a beleza, prefiro deixar esse comentário às mulheres, até porque, conceito de beleza é algo particular, que cada um tem a OBRIGAÇÃO de respeitar a do outro.

    Ótimo post, cara! Parabéns!

    Danilo Moreira
    http://blogpontotres.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Resumo da ópera...Fora o racismo atavico e fingido do brasileiro, quer dizer então que segundo meia duzia de noveleiras quem é feio não pode ser conquistador? Não pode nem tentar ser bem sucedido? Como se na sociedade capitalista em que vivemos, mesmo existindo os racistas preoculpados com estetica não tem muita gente que ao ver um negro rico esquece-se da questão racial e analiza outros valores e questões.Por quê isso não pode ser retratado na ficção.Criticam a Globo mas o grande mal do Brasil é o brasileiro, pois a Globo pra agradar este tipo de pensamento que critica o Lázaro rasga a etica e a educação.Que polêmica idiota ,isso é só ficção ,é só um personagem num conto.O lance é que os telespectadores precisam do maldito conto de fadas do galã perfeito. Mesmo que ele seja gay na vida real (e na globo tem vários exemplos)

    ResponderExcluir
  12. O PROBLEMA NAO E ELE SER NEGRO,TEM MUITO NEGRO QUE NESSE PAPEL FARIAM MELHOR,A SITUAÇAO E QUE ELE NAO COMBINA COM O PERSONAGEM ,ELE FALA FORÇADO E SUAS AÇOES TBM ,NEM PAREÇE AQUELE ATOR DE GRANDES NOVELAS COMO O DO PERSONAGEM "FOGINHO" MAS SIM UM ATOR EM INICIO DE CARREIRA QUE NAO CONSEGUI ENTRAR NA ESSENCIA DO PERSONAGEM CRIANDO UM AR ATRIFICIAL.ESSA NOVELA E MUITO RUIM AS CENAS ESTAO CHEIAS DE ERROS E O TEXTO MUITO NEM SE FALA E POR ISSO QUE A AUDIENCIA FICA MUITO ABAIXO DO ESPERADO.

    ResponderExcluir
  13. É muito contraditorio, e claro ao mesmo tempo,quem de nós garotas jovens iriamos nos intressar por um coroa como José Mayer?Duvido que se ele passasse do lado de muita mulher bela elas o notaria e foi isso q a Globo sempre fez impos p os telespesctadores q José Mayer é um galã atraente,viril coisa q sinceramente n acho e mta gente tbm n concorda ...mas nunca gerou polemica pois ele nao tem pele escura porem tem traços fortes , pois nosso pais é miscigenado...Agora vem a critica questionar a atuaçao de Lazaro Ramos q por sinal é um excelente ator,eu mesmo acho ele um charme e super atraente e foi isso que Gilberto Braga fez colocar um homem ,porem negro p fazer suceeso entre as mulheres ele nao tem traços europeus mas quem disse q ele é feio ou q nao esta no padrao?isso tudo é relativo e cultural.Tenho varias amigas lindas ,negras,loiras e ruivas que sao loucas por negroes como o lazaro ramos,acho correto da parte do autor representar essas mulheres. E quanto ele ser bem sucedido,pelo amor de Deussssssssss quantos negros ricos temos na sociedade??em pleno sec XXI é brincadeira viu!temos tantos que inclusive muitas mulheres gritam como Alexandre Pires, temos no cenario da MPB Djavan,Gilberto Gil,Milton Nascimento, temos Pelé,Wgner Love,Obama presidente dos EUAS o propio lazaro q é rico e faz sucesso...A verdade é que a sociedade nao quer aceitar que os negros cada vez mais coonquistam espaço na televisao,no mercado de trabsalho,nos esportes teatro,musica...Haja ignorancia ,respeito akelers q nao o acham bonito mas,duvidar q ele faria sucesso...comn certeza p beleza ele nao perde p José Mayer e ainda por cima tem um corpo bem mais atraente do que o coroa ,vamos quebrar os paradigmas,vamos aceitar as pessoas independentes da cor credo ou classe social,afinal qnd adoecemoos utilizamos a mesma medicaçao,qndo nos ferimos sentimos a mesma dor,quando morremos teremos o mesmo destino...Me poupe.Lazaro esta de parabens e é um ator excelente...Aos preconceituosos só lamento,a industria da musica internacional faz mtos preconceituosos engolirem os negros,temos a Beyonce,JZ,Akon,Rihana dentre tantos outros varios que sao Riquissimos,talentosos e eleito os melhores.Lamento mas é hora de aceitar o negro que nao ficou parado aguardando ser humilhado,eles lutaram cresceram e merecem reespeito.Parabens aos que nao se indignam com isso e lamento aos que em pleno sec XXI é recista e preconceituoso.

    ResponderExcluir
  14. OOOOOOOOO Povo que se faz de ignorante! todo mundo ta cansado de ver jogadores de futebol ridiculos fazerem sucesso com a mulherada! O Lazaro e lindo perto de muitos por ai que fazem qualquer uma enlouquecer pela sua fama e conta bancaria! Acho que o autor ta sendo super realista! Muitas das noveleiras de plantao so querem ver contos de fadas que nao existem

    ResponderExcluir
  15. Quem disse para ser pegador precisa ser branco é bonito, a lenda diz ao contrario rsrsrsr....

    ResponderExcluir
  16. Sera se lazaro ramos ja sofreu algum preconceito?
    Eu quero saber,pois tenho trabalho dele para fazer...

    ResponderExcluir
  17. seus hipócritas,lázaro ramos é o "galã" mais feio e tenebroso da historia das telenovelas.a globo não deve ter posto ele la por falta de opção,na verdade quer gerar polemica.ele deve se tocar e pedir demissão,ta fazendo papel de ridículo.feio,horrivel,insuportavel...a globo devia pagar uma sirurgia estética pra arrumar aquele nariz achatado.

    ResponderExcluir
  18. todos estão criticando o ator, pq ninguem critica o autor que o colocou em um papel que nao tem nada a ver com ele?

    ResponderExcluir
  19. Os bobos que postam críticas ao ator negro galã, marionetes... falam como se aquilo tratasse de algo importante e determinante em suas vidas. O que importa se é feio, bonito, negro ou branco seus manés? A novela só está de passagem. E como sempre, só existem para nos forçar a ver as propagandas comerciais. E em alguns meses, ao término da novela, ninguém mais irá se lembrar. E viva a mudança!

    ResponderExcluir
  20. Eu, não tenho preconceito de cor, pois sou casada com um negro,eu rejeito Lazaro Ramos como galã pq ele é feio!!!Ele é carismático só isso, mas nesse papel,acho ele metido por se achar um cara bonitão sendo que não é nenhum pouco!
    Rocco Pitanga ou Sidney Santiago nesse papel se daria muito melhor como galã negro.

    ResponderExcluir
  21. A rede bobo sionista sempre usou o padrão europeu de galã, idem Hollywood também sionista é uma das maiores contribuidoras para as críticas ao Lázaro . Há sim uma intensa campanha de promover de maneira forçada a raça negra isso também é etnocentrismo. Essa forçação está gerando muito mais preconceito pelo modo como está sendo feito(a forçação). Acho que a grande questão sobre as críticas ao Lázaro não é bem mais por ser negro e protagonista porque negros em papéis principais não é novidade não. O problema é usar um modelo de homem que não combina com o arquétipo de galã. Existem negros infinitamente mais bonitos que o Lázaro. Andando pelas ruas,nos shoppings, nas empresas tem um monte deles. Se não tinha um na elite global era só ir buscar um entre a população já que a rede bobo tem uma "varinha mágica" que transforma qualquer um mesmo sem talento em famoso da noite para o dia com o apoio det oda a mídia controlada sionista que também primia quem ela quiser. Ressaltar as diferenças para causar polêmica e revolta foi a intenção da rede bobo, ela já sabia que Lázaro não iria agradar pela falta de beleza para ser considerado um Gianequini da raça negra e tentou confundir as pessoas para se aproveitar para atiçar o racismo, polêmica vende muito. Isso é muito mais uma tática comercial e também política. Se tivesse colocado como galã um negro bonito de verdade não teria havido polêmica. Mas essa não era a intenção da sionista globo a intenção era causar confusão e ser tendenciosa . Rede Globo sempre sempre eternamente prestando um desserviço ao povo brasileiro.

    ResponderExcluir